Dicas para Manter os Cabelos Saudáveis

Danificação dos fios

Toda mulher sonha em ter um cabelo brilhante, macio e bonito, já que ter um cabelo bem tratado realça a beleza feminina. Mas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados.

O ditado popular “prevenir é melhor que remediar” também se aplica aos cabelos. A melhor maneira de evitar danos aos fios é compreender como eles ocorrem.

O fio é constituído por três camadas: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte mais externa, sendo responsável por proporcionar brilho e maciez. Enquanto isso, o córtex determina a cor e a textura. Já a camada mais interna é a medula, responsável pelo corpo e força dos fios.

A cutícula pode ser lesionada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração, uso de secadores, e ação do vento, luz solar, poluição, água do mar e piscina. Em alguns casos, até mesmo a medula pode sofrer danos.

Proteção dos fios na praia

Ao expor o cabelo ao sol da praia, é fundamental usar um protetor térmico sobre os fios, como os leave ins com proteção solar. Além disso, preferencialmente a mulher deve usar um chapéu.

Alimentação

A alimentação é outro fator importante para a beleza dos fios. Nesse sentido, deve-se priorizar o consumo de alimentos proteicos, como carnes, leites e ovos, pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

Análise do fio

Deve-se verificar se a raiz apresenta descamação, assim como o estado de toda a extensão do cabelo. Afinal, ocasionalmente a raiz pode ser oleosa, e o restante do fio ressecado, em função do recebimento de produtos químicos ou uso inadequado de pranchas e secadores.

Shampoos e condicionadores específicos

Atualmente, as empresas do setor disponibilizam shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores destinados a todas as variantes capilares. Com a seleção correta, certamente o cabelo será beneficiado.

Quantidade ideal de shampoo

A quantidade de shampoo a ser usada exerce grande influência sobre a aparência do cabelo, por exemplo, evitando que ele fique excessivamente oleoso. Geralmente, o volume de shampoo a ser utilizado é próximo ao tamanho de uma moeda de 1 real. Essa quantia também depende do comprimento do cabelo, e caso os fios sejam muito longos, ela poderá ser aumentada.

Como aplicar o shampoo e o condicionador corretamente

Uma vez que a quantidade de shampoo esteja disposta sobre a palma da mão, o recomendável é tocar o produto com a ponta dos dedos e levá-los a diferentes locais do cabelo, logo, a distribuição deve ser feita de forma uniforme.

Com relação ao condicionador, é desnecessário remover toda a água, uma vez que ela promove o fator emoliente. A aplicação do produto deve ser feita de modo gradual, até que todos os fios estejam soltos. Além disso, é extremamente importante pentear o cabelo ainda com o condicionador. Isso irá redistribuir o creme pelo cabelo.

Como aplicar a máscara

No caso da máscara, faz-se necessário retirar um pouco do excesso de água. O produto deve ser aplicado de modo semelhante ao do condicionador. Os fios devem ser massageados e penteados.

As máscaras mais recentes apresentam grande eficácia. Com isso, não há necessidade de deixar o produto agir sobre os fios durante períodos muito longos, e assim, a máscara deve permanecer em contato com o cabelo por no máximo 15 minutos. Ademais, é interessante que os fios sejam envolvidos em uma toalha e aquecidos durante esse intervalo.

Leitura recomendada: descubra agora 6 dicas para combater a calvície!

Hidratação dos fios

Algumas mulheres com cabelos descoloridos sentem que as pontas dos fios se embaraçam com facilidade quando ficam mais de 15 dias sem receber a devida hidratação. Porém, assim como a pele, todos os tipos de cabelos devem ser hidratados, e não apenas aqueles que tenham sido descoloridos.

O mercado disponibiliza produtos específicos para cada tipo de cabelo. Atualmente, a própria água contém excesso de produtos químicos. Portanto, uma simples lavagem do cabelo já resulta no acúmulo de substâncias. Além disso, há o desgaste diário sofrido pelos fios, consequência da ação do ar-condicionado, vento, sol e poeira. Todos esses fatores agridem o cabelo. Logo, a hidratação é uma necessidade constante.

Microscopicamente, a estrutura capilar se assemelha a um conjunto de escamas de peixe. Assim, quando o cabelo está desidratado, essas escamas se abrem, criando acesso às impurezas com as quais o cabelo entra em contato. Além disso, as escamas abertas não refletem o brilho e nem apresentam um aspecto sedoso. Daí a importância de manter o cabelo bastante hidratado. Consequentemente, todos os tratamentos capilares realizados, como as escovas, apresentarão resultados mais satisfatórios.

Reposição de carbono

Depois de passar um período na praia ou piscina, um dos tratamentos recomendados é a reposição de carbono. Trata-se de um tipo de hidratação que repõe a água no interior do fio, perdida devido ao típico ressecamento gerado no verão.

O processo é finalizado em 15 minutos, após os quais o cabelo se transforma. Além disso, o referido tratamento evita que a mulher tenha que sair do salão com os cabelos ainda molhados, pois atualmente as hidratações já permitem o uso de secador. No entanto, mesmo que a escovação seja realizada em casa, é importante que, após o procedimento, os fios recebam um finalizador térmico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!