Mitos e Verdades Sobre Cabelos

Lavagem dos cabelos

Se mais oleosos, os cabelos poderão ser lavados todos os dias, se mais secos, em dias alternados, e deve-se sempre usar um shampoo de acordo com o tipo deles, e para protegê-los o ideal é usar protetores térmicos quando fazer uso do secador.

Shampoo anti-resíduos

Os shampoos anti-resíduos retiram impurezas dos fios, como excesso de oleosidade, resíduos de condicionador, de outros shampoos e até minerais da água com que se lava o cabelo. Os shampoos anti-resíduos têm um pouco mais de sal do que os normais, e por isso devem ser utilizados somente uma vez por semana.

Shampoo sem sal

O sal é o detergente que limpa os fios, dessa forma, não existe shampoos completamente livres de sal, e sim os com menor quantidade dele.

Temperatura ideal para lavar os cabelos

A água quente diminui a proteção dos fios e abre as escamas deles, dessa forma o couro cabeludo fica mais vulnerável e os cabelos mais opacos, por isso é importante lavá-los com água morna ou fria.

Cuidados ao sol

Sempre que se expor mais intensamente ao sol, como na praia, na piscina ou praticando esportes ao ar livre, é importante usar filtro solar específico para os cabelos, e ao chegar em casa, lavar o cabelo com shampoo anti-resíduo, responsável por eliminar resquícios de cloro e minerais do mar, porém, ele abre as escamas dos fios, e após usá-lo, o ideal é realizar uma hidratação capilar mais intensa do que com apenas um condicionador, por exemplo, com uma máscara ou hidratação profunda.

cabelo-e-sol

Cabelos e alimentação

A composição dos fios de cabelo é 80% de queratina (uma proteína), além do que eles também contêm sais minerais e vitaminas, por isso uma dieta balanceada é importante para a boa saúde deles, assim deve-se consumir alimentos ricos em ferro, zinco e principalmente proteínas, como carnes e laticínios.

Diferença entre quebra e queda de cabelo

A queda é quando o fio se desprende a partir da raiz. Quando se nota que o cabelo está caindo e na ponta dele há uma secreção e ocasionalmente lesões no couro cabeludo, é importante procurar um dermatologista, pois pode haver uma patologia causando isso.

Na quebra ocorre uma fratura do fio, e o profissional ideal para tratar isso é o cabeleireiro, normalmente com procedimentos de hidratação e reestruturação dos fios.

É normal cair entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, principalmente no banho, porém, se forem encontrados muitos deles pela casa, isso pode ser um sinal de alerta e se faz necessário consultar um dermatologista.

Texto relacionado: descubra quais são os efeitos colaterais da finasterida.

Há situações em que os fios caem em maior quantidade, como no pós-parto, pós-cirúrgico e após dietas de emagrecimento rigorosas, porém, em cerca de 6 semanas essa queda é interrompida.

Caspa

A dermatite seborreica, popularmente chamada de caspa, é uma doença crônica que surge devido à pré-disposição do indivíduo, ela não é transmitida com o uso de pentes ou escovas.

Ela tem períodos de melhora e piora, o estresse piora-a. Quem tem a doença deve usar shampoo anticaspa diariamente, porém, o ideal é procurar um dermatologista para que este prescreva um shampoo com medicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!