Como Vencer a Curva do Esquecimento

Como vencer a curva do esquecimento

Embora todas pessoas possuam uma boa memória, nem todas sabem usá-la. Se um indivíduo for a uma palestra e observá-la até o fim, passadas 24 horas ele esquecerá metade do assunto abordado. Depois de um mês, essa pessoa saberá menos de 10% do que aprendeu naquela palestra. Assim, se o assunto não for revisado, naturalmente ele acabará esquecido.

Durante o sono, nosso cérebro faz uma limpeza nos arquivos gerados ao longo do dia, e para impedir o descarte de informações importantes, é necessário repeti-las. Dessa forma, se alguém quiser consolidar em sua memória um conjunto de informações vistas em uma palestra ou aula, em menos de 24 horas, ele deverá rever, reler, ouvir, ou conversar com alguém sobre o conteúdo abordado. Com a revisão feita em até 24 horas, a “perda” do conteúdo cai para 15% a 20%, no máximo. E isso é obtido mediante uma pequena revisão de 10 minutos.

Durante uma semana com aulas importantes, é aconselhável revisar as matérias 10 minutos durante o primeiro e segundo dias. Depois, o tempo de revisão cai para 8, 5, 3, chegando até 1 minuto.

Coaching de memória

Em uma empresa, mesmo com a implantação de novas regras, em pouco tempo os funcionários tendem a voltar a fazer o que estavam habituados anteriormente. Atualmente, várias empresas estão adotando um método chamado coaching, que consiste em acompanhar e treinar os funcionários até que eles assimilem os novas hábitos impostos. Portanto, cabe a cada pessoa empregar o coaching em sua própria vida, ou seja, repetir um assunto ou costume até que ele seja definitivamente aprendido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!